PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA - PCA
O principal objetivo de um PCA nas empresas é a proteção da saúde do trabalhador, ou seja, prevenir que os trabalhadores expostos a níveis de ruído perigosamente altos desenvolvam perda auditiva induzida pelo ruído ocupacional (PAIR).
O ruído é um dos “contaminantes” mais comuns, encontrado facilmente tanto no nosso dia a dia como em grande parte dos processos industriais. O controle do ruído é, portanto, uma questão de considerável importância econômica e social e esta importância tem crescido progressivamente nos últimos anos.
?A empresa que aplica de forma correta o PCA tem um aumento da produtividade, devido à redução do estresse/fadiga do colaborador e diminui o índice de acidentes. Além disso, podemos destacar:
?Melhora da qualidade de vida do trabalhador;
Identifica funcionários com problemas na audição;
Diagnostica de forma precoce as perdas auditivas;
Adequa as empresas às exigências legais;
Reduz custo de insalubridade e tem reduções de reclamações trabalhistas.
Em suma, o PCA envolve um trabalho de vigilância epidemiológica, avaliações e intervenções sobre o efeito dos níveis de pressão sonora e outros agentes que podem provocar a surdez no trabalhador, juntamente ao trabalho de vigilância sanitária por meio do reconhecimento, antecipação e controle dos riscos para a saúde auditiva.